Pular para o conteúdo principal

Como a criança pode ajudar na cozinha

Saber cozinhar é libertador. Dá liberdade de se alimentar com qualidade e sem depender de ninguém para isso. E se isso vale para os adultos, por quê não para as crianças?

Crianças que sabem cozinhar ganham autonomia logo cedo para preparar suas refeições como gostam, desenvolvem a criatividade, paladar, e coordenação motora.

E aprendendo mais sobre os alimentos, as crianças vão aumentando os sabores agradáveis e desenvolvendo o paladar.

É claro que existem níveis de dificuldade para cada idade e é preciso contar com muita paciência para limpar a sujeira dos erros que precedem os acertos. Confia: vale a pena!

Como a criança de até 3 anos podem ajudar na cozinha

Eles são pequenos, com pouca coordenação e começando a ganhar autonomia. Este é o momento para pedir para mexer uma massa de bolo (mesmo que precisem de ajuda), colocar a alface na água para lavar, despejar um ingrediente no outro, misturar alimentos, montar uma salada fria - sem precisar cortar nada -, apertar botões (do microondas ou da airfryer, por exemplo), separar grãos de feijão.

Todas essas atividades desenvolvem a coordenação motora fina e podem ser feitas com utensílios que sejam do tamanho e peso ideal para a criança. Veja o que separamos:



> Kit cozinha com frigideira

> Kit cozinha tacho

> Kit cozinha forminha



Como a criança de 3 a 6 anos pode ajudar na cozinha?


A partir dessa idade já é possível elevar o nível de complexidade nos afazeres. Ajudar com amassar a batata para um purê, sovar uma massa de pizza e montar sobremesas frias que não exijam mais do que uma mistura sem eletrodomésticos podem ser feitas por eles. 


Como a criança de 7 a 11 anos pode ajudar na cozinha?


A partir dessa idade, você já pode contar com a responsabilidade da criança. Eles já possuem força e altura para buscar ingredientes no armário ou geladeira, utilizar equipamentos como descascador, ralador, facas, liquidificador, mixer, airfryer... Sempre com cuidado e supervisão de um adulto.

E neste momento, a criança está apta para lavar a louça, secar e guardar. Aos poucos ele se torna um companheiro de receitas!




Como a criança pode ajudar na cozinha a partir dos 12 anos?

A partir desta idade a criança ganha autonomia para usar o fogão e eletrodomésticos. Claro que dar independência, mas estar por perto para saber o limite de cada criança com os utensílios domésticos é importante. Supervisionar também é válido, porque eles ainda são pré-adolescentes. Nesta fase, vale dar alguns desafios, como criar o almoço de família, para que eles aprendam a elaborar o tempo de cada prato, organização na cozinha, processos, etc. Tudo isso será excelente para o desenvolvimento como um todo.

E se a criança curte mesmo cozinhar, incentive-o com livros de receita, truques e dicas para que as especialidades ganhem ainda mais vida.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coleção de livros Diário de um Banana - pré-venda da edição 17

Os fãs de Diário de um Banana estão por todo o país e colecionam essa histórias que conquistaram pré-adolescentes de todos os cantos. Ao longo das edições temas do dia a dia são abordados, como a relação com os amigos, a situações na escola, a momentos de família, também fala de medos, inseguranças, conflitos e todos os assuntos que envolvem a vida “nada fácil” de um garoto nessa idade.  Se você conhece a Ciranda, sabe que somos uma das maiores livrarias de rua de Londrina, ou seja, por aqui você encontra os mais diversos livros - de vários idiomas - e, inclusive, a coleção do Diário de um Banana. Está em pré-lançamento em todo o país o Diário de um Banana Fräwda MegaXeia 1 7, da VR Editora. Divulgamos no nosso site e para nossa lista exclusiva de Whatsapp a pré-venda.  Garanta seu livro aqui E o restante da coleção Diário de Um Banana você encontra neste link.

Comemoração de 4 anos da Loja Ciranda no novo endereço

  No dia 23 de junho comemoramos com alegria uma grande conquista da Loja Ciranda que foram os 4 anos da reinauguração no novo endereço da Rua Hugo Cabral, 656, na emblemática casa feita pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas . Coincidência (ou não), é o mesmo dia do aniversário deste artista que projetou a casa. Hoje, se estivesse vivo, completaria 107 anos. Croqui da casa - 1952 Endereço da rua Hugo Cabral,656 em 1952 “Admiro os poetas. O que eles dizem com duas palavras a gente tem que exprimir com milhares de tijolos”, já dizia Artigas, que foi um dos grandes nomes da Escola Paulista de Arquitetura Modernista e desenvolveu esta casa em 1952 para a família de Milton Menezes viver. Ele, então prefeito de Londrina, foi o responsável por trazer arquitetos modernistas, como Artigas e Burle Marx, para a cidade. > Confira este livro com desenhos de Vilanova Artigas, A Mão Livre do Vovô. > Brincando de Engenheiro - o brinquedo que ultrapassa gerações. Artigas projetou outr...

Conversando com os filhos sobre racismo

 A conversa sobre o racismo, as cores de pele que são diferentes em cada um e todas a questões raciais são extremamente importantes de serem abordadas desde que a criança é pequena. Pode ser difícil e delicado tocar neste assunto mas, acredite, evitar o tema pode gerar constrangimento da própria criança no futuro. Ontem, dia 20 de novembro, foi o Dia da Consciência Negra, e aqui na Ciranda nós fizemos uma live com a Gilza Santos, da @espiculas_de_historias para contar mais sobre livros e como abordar o tema. Confira: Nós também nos inspiramos e encontramos um artigo super bacana da Unicef informando como falar com as crianças sobre racismo em cada idade. De acordo com o artigo, a recomendação é: Falando sobre racismo com crianças menores de 5 anos Nesta idade, é importante reconhecer e comemorar as diferenças. Quando a criança perguntar sobre a diferença de tom de pele, é a oportunidade para apontar o que não é igual em todo mundo, mas reiterar que, no fim, somos todos iguais. Enc...