Pular para o conteúdo principal

Comemoração de 4 anos da Loja Ciranda no novo endereço

 No dia 23 de junho comemoramos com alegria uma grande conquista da Loja Ciranda que foram os 4 anos da reinauguração no novo endereço da Rua Hugo Cabral, 656, na emblemática casa feita pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas. Coincidência (ou não), é o mesmo dia do aniversário deste artista que projetou a casa. Hoje, se estivesse vivo, completaria 107 anos.


Croqui da casa - 1952

Endereço da rua Hugo Cabral,656 em 1952

“Admiro os poetas. O que eles dizem com duas palavras a gente tem que exprimir com milhares de tijolos”, já dizia Artigas, que foi um dos grandes nomes da Escola Paulista de Arquitetura Modernista e desenvolveu esta casa em 1952 para a família de Milton Menezes viver. Ele, então prefeito de Londrina, foi o responsável por trazer arquitetos modernistas, como Artigas e Burle Marx, para a cidade.

Artigas projetou outros elementos históricos, como a antiga rodoviária de Londrina que hoje abriga o Museu de Arte. No entanto, a casa onde a Loja Ciranda está é a única obra residencial deste artista na cidade. Por aqui, viviam felizes Milton Menezes com sua esposa, Maria Salete Toledo e os três filhos, Maria Salete, Ana Rosa e Gabriel.

Mantivemos a planta e a estrutura da casa, que já estava modificada por já ter recebido outros comércios anteriormente. No interior, a ideia era trazer o universo infantil, aproveitando ao máximo os espaços amplos criados pelo arquiteto. E por isso, a proprietária Denise Gentil, junto com seu filho Iago Gentil, o artista Poka Marques, e o arquiteto Marco Ferraz elaboraram o interior da loja de forma lúdica.

Fachada atual da Loja Ciranda na casa do Artigas - cores com toque de alegria nas linhas retas
 
Criamos uma prateleira por entre galhos de árvores e nichos coloridos para expor os brinquedos.



Durante a reforma, descobrimos tijolos originais da consturção. Resolvemos manter assim para as crianças conhecerem o que está por trás da tinta.

Castelo em 2022 com brinquedos

Para entrar no mundo da fantasia, Poka desenvolveu um castelo, que fica à esquerda da loja, com grandes torres. Afinal, em toda boa história infantil existe um castelo como cenário. Ao fundo, foi descascada uma parede e mantidos os tijolos originais para mostrar às crianças o que existe por debaixo das camadas de tinta.

O balcão principal também é recreativo, com a proposta de ser tendas de feira que os comerciantes dispõem em frente aos castelos nas histórias infantis. E quando você passar por lá repare no balcão: há uma montagem de tangram feita pelo Poka.

Sem contar a árvore que fica no centro da loja, onde foram penduradas marionetes, bichos de pelúcia, e outros itens que são presentes também para adultos.


Confira o nosso vídeo da inauguração da casa, em 2018:






A vontade era reutilizar materiais ao máximo, portanto há gavetas que fazem as vezes de prateleiras, molduras de quadros coloridas que são decorativas, galhos de árvore, e tecidos de chita, costurados pela Denise, para serem os toldos no interior. A parede externa foi pintada com tinta de terra, reforçando que o sangue é original pé vermelho.


Tá aí a foto para provar que a parede é pé vermelho mesmo!

A mudança para essa casa foi um grande marco na história da Loja Ciranda que hoje já tem 17 anos. A chance de criar algo novo tinha como premissa o desejo de acolhimento. E a equipe percebeu que a casa não era apenas uma loja de brinquedo, era um local onde adultos e idosos relembram sua infância com brinquedos tradicionais e marcantes, e crianças se sentem à vontade para serem crianças com oportunidade de brincar e buscar algo para se desenvolver.

Ver a transformação do futuro acontecendo é uma das coisas que move a Loja Ciranda.

Já dizia o poeta Pablo Neruda “O adulto que não brinca perde para sempre a criança que habita nele”. E por isso a Ciranda não se vê como loja de brinquedos. É possível achar diversos itens para adultos como jogos, livros, presentes, brinquedos, e igualmente para idosos que precisam manter as funções cognitivas, de memória, de atenção, ou compartilhar a brincadeira com os netos.


Poka, Denise e Chica na montagem do castelo

O quintal da casa é adequado para receber crianças para brincarem enquanto pais escolhem produtos na loja, permite liberdade de expressão, imaginação e artesanato. É neste local que acontecem, também, exposições, encontros e eventos.

A livraria que ocupa um grande espaço da loja é extensa, com uma curadoria cuidadosa na seleção de livros e conta com mais de cinco mil títulos infantil, infanto-juvenis, adultos e até em outros idiomas. É a única livraria de rua especializada no público infantil de Londrina. Também há um museu de brinquedos, que conta história por entre gerações através de bonecas, itens de madeira, máscaras e outros artigos que fez a infância de tanta gente.
Parte da nossa livraria

Depois de dois anos vivendo à base do virtual, em 2022, podemos finalmente celebrar que brincar no mundo físico, real, sem telas e com amigos, está de volta. Comemoramos abraçados, e dançando ciranda. É a quase maioridade da loja que já tem tanto para contar em tão pouco tempo. E é apenas o começo.

A data 23 de junho de 2022 será marcada com outra guinada, no entanto, agora de forma digital – porque é desejo da Loja Ciranda estar presente para os clientes e amigos. A primeira mudança é este blog que você lê. A maneira que a Loja Ciranda encontrou em trazer informação com qualidade, atrelada a fotos, vídeos e o nosso e-commerce.

Se você é mais ligado nas redes sociais, pode começar a se preparar para nos ver por lá com mais frequência também.


Temos a certeza de que iremos trocar experiências por aqui, assim como já acontece quando você vem nos visitar.

Entre, fique à vontade, e sinta-se num grande mundo de fantasia da Loja Ciranda.

Um abraço,


Equipe da Ciranda.

Comentários

  1. Parabéns Loja Ciranda, sempre levando alegria e credibilidade aos seus clientes nesta loja maravilhosa!! Sucesso sempre!!👏👏

    ResponderExcluir
  2. Sou de Maringá e na primeira oportunidade quero conhecer a loja. Parabéns e sucesso para vocês!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Crie lista de presentes de Aniversário na Ciranda!

Trouxemos a praticidade da lista de presentes de aniversário para você. Desta forma, você já escolhe os presentes que já quer para o seu filho, garantindo que ele não vai ganhar presentes repetidos, e, principalmente, terá brinquedos, livros e jogos que serão educativos e irão colaborar para o desenvolvimento dele.  Veja como fazer para montar a sua lista de presentes. 1 - Chame nossa equipe no Whatsapp. (clique no link). 2 - Envie o nome do aniversariante, a idade, a data, horário e local para entrega dos presentes - pode ser o local da festa (não iremos divulgar o endereço) 3 - Selecione os links dos produtos que você deseja inserir na Lista de Presentes de Aniversário da Ciranda. 4 - Aguarde que mandaremos para você o link que criado no nosso site e para você enviar aos seus convidados! Pronto! Com o link na mão, você pode divulgar para os seus convidados - tanto em formato de link, quanto adicionar um QR Code ao convite para os convidados terem acesso direto à lista. Crie o QR Cod

Conversando com os filhos sobre racismo

 A conversa sobre o racismo, as cores de pele que são diferentes em cada um e todas a questões raciais são extremamente importantes de serem abordadas desde que a criança é pequena. Pode ser difícil e delicado tocar neste assunto mas, acredite, evitar o tema pode gerar constrangimento da própria criança no futuro. Ontem, dia 20 de novembro, foi o Dia da Consciência Negra, e aqui na Ciranda nós fizemos uma live com a Gilza Santos, da @espiculas_de_historias para contar mais sobre livros e como abordar o tema. Confira: Nós também nos inspiramos e encontramos um artigo super bacana da Unicef informando como falar com as crianças sobre racismo em cada idade. De acordo com o artigo, a recomendação é: Falando sobre racismo com crianças menores de 5 anos Nesta idade, é importante reconhecer e comemorar as diferenças. Quando a criança perguntar sobre a diferença de tom de pele, é a oportunidade para apontar o que não é igual em todo mundo, mas reiterar que, no fim, somos todos iguais. Encoraj