Pular para o conteúdo principal

Como abordar o tema política com crianças?

Este ano de 2022 é um ano de eleições, um tema conversado em todos os lugares - inclusive dentro da literatura infantil que é super antenada, dinâmica e cada vez mais colada na realidade social. 

Muitas vezes fica difícil explicar o que é política para as crianças, já que isso faz parte de uma educação questionadora e não se reduz a partidos políticos ou a cargos de governo. 

No entanto é um tema importantíssimo que pode ser abordado de forma leve e didática na literatura, através de histórias sobre o pensar coletivo como por exemplo: os rumos da liderança no parquinho, ênfase no texto sobre sociabilidade e respeito as diferenças para iniciar uma reflexão para o desenvolvimento de um pais e de um futuro sustentável.   

Não tem necessidade de explicar o que é um partido político ou o que um cargo no governo faz para uma criança na primeira infância. A compreensão de textos sempre depende o conteúdo que a criança carrega no momento da leitura, mesmo que o tema possa parecer muito complexo para os adultos. Mas, é possível explicar o que as escolhas para viver em um bairro, em uma cidade, e saber conviver em sociedade representam para a criança, a família e futuro. 

Você, sua família e amigos podem abordar o tema deixando claro que política não é apenas debate sobre de partidos - provavelmente a criança já terá presenciado em algum momento esse tipo de discussão.

É possível explicar que política é conviver em sociedade. É saber que nem sempre o que a criança deseja será atentido, e pode ser que a escolha dela não seja o melhor para aquela sociedade. 

Política é saber pensar no coletivo, no desenvolvimento de um todo, em um futuro sustentável.

É ser flexível nas decisões, é ver as opções e saber fazer uma escolha agradável à maioria.

E, depois que a crinça compreender esses conceitos, é possível aprofundar o tema dizendo como as escolhas são feitas através de leis, que são desenvolvidas por meio de de uma orientação de pessoas que trabalham para isso - os políticos.

Neste momento, você pode abordar temas de estratégia, previsibilidade, lógica, afinal, tudo isso faz parte do desenvolvimento da política.

Jogos como Walls & Warriors, xadrez, Mancala, Jogo Real de UR, e são excelentes para o desenvolvimeto das crianças nessa área.

> Walls & Warriors, um jogo para estimular habilidades cognitivas como solução de problemas, pensamento dinâmico, lógica e concentração.



No geral, colocar esse assunto em pauta para a criança irá desenvolver a noção de sociedade, de diferentes tribos que convivem juntas e coletivamente fazem escolhas melhores para todos.

Um grande aliado neste tema são os livros, que estão sempre à frente de abordagens polêmicas, com leveza, e personagens lúdicos para explicar conceitos complexos. 

Junto com a nossa amiga Nina Brondi (@mardehistorias) nós gravamos um vídeo com diversos livros incrívies que podem explicar mais sobre esses temas. Confira:


Você pode adquirir os livros no nosso e-commerce Loja Ciranda Virtual:

Mais informações, fotos, e novidades sobre a Ciranda você encontra no nosso Instagram @loja_ciranda e no nosso TikTok @lojaciranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crie lista de presentes de Aniversário na Ciranda!

Trouxemos a praticidade da lista de presentes de aniversário para você. Desta forma, você já escolhe os presentes que já quer para o seu filho, garantindo que ele não vai ganhar presentes repetidos, e, principalmente, terá brinquedos, livros e jogos que serão educativos e irão colaborar para o desenvolvimento dele.  Veja como fazer para montar a sua lista de presentes. 1 - Chame nossa equipe no Whatsapp. (clique no link). 2 - Envie o nome do aniversariante, a idade, a data, horário e local para entrega dos presentes - pode ser o local da festa (não iremos divulgar o endereço) 3 - Selecione os links dos produtos que você deseja inserir na Lista de Presentes de Aniversário da Ciranda. 4 - Aguarde que mandaremos para você o link que criado no nosso site e para você enviar aos seus convidados! Pronto! Com o link na mão, você pode divulgar para os seus convidados - tanto em formato de link, quanto adicionar um QR Code ao convite para os convidados terem acesso direto à lista. Crie o QR Cod

Comemoração de 4 anos da Loja Ciranda no novo endereço

  No dia 23 de junho comemoramos com alegria uma grande conquista da Loja Ciranda que foram os 4 anos da reinauguração no novo endereço da Rua Hugo Cabral, 656, na emblemática casa feita pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas . Coincidência (ou não), é o mesmo dia do aniversário deste artista que projetou a casa. Hoje, se estivesse vivo, completaria 107 anos. Croqui da casa - 1952 Endereço da rua Hugo Cabral,656 em 1952 “Admiro os poetas. O que eles dizem com duas palavras a gente tem que exprimir com milhares de tijolos”, já dizia Artigas, que foi um dos grandes nomes da Escola Paulista de Arquitetura Modernista e desenvolveu esta casa em 1952 para a família de Milton Menezes viver. Ele, então prefeito de Londrina, foi o responsável por trazer arquitetos modernistas, como Artigas e Burle Marx, para a cidade. > Confira este livro com desenhos de Vilanova Artigas, A Mão Livre do Vovô. > Brincando de Engenheiro - o brinquedo que ultrapassa gerações. Artigas projetou outros e

Conversando com os filhos sobre racismo

 A conversa sobre o racismo, as cores de pele que são diferentes em cada um e todas a questões raciais são extremamente importantes de serem abordadas desde que a criança é pequena. Pode ser difícil e delicado tocar neste assunto mas, acredite, evitar o tema pode gerar constrangimento da própria criança no futuro. Ontem, dia 20 de novembro, foi o Dia da Consciência Negra, e aqui na Ciranda nós fizemos uma live com a Gilza Santos, da @espiculas_de_historias para contar mais sobre livros e como abordar o tema. Confira: Nós também nos inspiramos e encontramos um artigo super bacana da Unicef informando como falar com as crianças sobre racismo em cada idade. De acordo com o artigo, a recomendação é: Falando sobre racismo com crianças menores de 5 anos Nesta idade, é importante reconhecer e comemorar as diferenças. Quando a criança perguntar sobre a diferença de tom de pele, é a oportunidade para apontar o que não é igual em todo mundo, mas reiterar que, no fim, somos todos iguais. Encoraj