O dia 4 de julho é o feriado da Independência dos Estados Unidos, que este ano comemora 246 anos. E se você busca algum motivo para fazer sua criança se atrair por livros de outros idiomas, vamos te dar vários por aqui.
Aquela máxima de que "o cérebro da criança é como uma esponja e absorve tudo o que é mostrado", é válida. E se isso vale para as palavras na língua nativa, também vale para o inglês.
Um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, apontou que o aprendizado multilíngue, especialmente para crianças, prepara a mente para a uma troca rápida entre sistemas de falas diferentes. Isto se transfere para outras atividades do dia a dia, como capacidade de manter o foco, se torna uma pessoa mais observadora, que contribui para a vida escolar e desenvolvimento profissional.
> Livro 1000 palavras em inglês. Confira!
Você pode expor a criança a canções no idioma americano (head, shoulder, knees, and toes...) e também filmes que ela já conhece a história. Assim, ela consegue absorver os termos por já conhecer bem o contexto.
E, por que não, livros?
"Ah, Ciranda, mas meu filho ainda não sabe ler." Tudo bem. Mas com certeza ele observa o formato das letras, a sonoridade, e associa palavras simples às imagens...
Uma pesquisa da Universidade de Washington apontou que nos primeiros três anos de vida é o período ideal para que seja feita a introdução de um segundo idioma. Isso porque as conexões cerebrais estão em construção, e fica mais fácil de assimilar o idioma.
Além de livros, brincadeiras com palavras são ótimos incentivos para as crianças desenvolverem o vocabulário.
> Já pensou em oferecer o jogo de quebra-cabeças para a criança desenvolver o vocabulário brincando?
![]() |
O jogo Animal Alfab Quebra Cabeça em inglês |
E se você ouviu que ensinar dois idiomas ao mesmo tempo atrasa a fala, fique sabendo que isso não é comprovado. Em entrevista ao portal Bebê, a neuropediatra Clay Brites afirma que a demora para começar a falar as primeiras palavras pode estar ligada a outros fatores.
Ela afirma, ainda, que é fundamental que a criança seja estimulada a ter contato com o idioma além da escola para aumentar o vocabulário e a intimidade com o inglês.
> Livro indicado para crianças acima de 10 anos em inglês. Confira!
Comentários
Postar um comentário